sábado, 19 de maio de 2012

Câmara lança Projeto “Parlamento Jovem Municipal”

Iniciativa transforma alunos de Três Fronteiras em vereadores mirins.
Câmara lança Projeto "Parlamento Jovem Municipal"


De iniciativa da Câmara Municipal de Três Fronteiras, o Projeto “Parlamento Jovem Municipal” foi lançando ontem, 15, na cidade. O projeto é um trabalho desenvolvido com quase 300 alunos do ensino fundamental da “Escola Estadual José Joaquim dos Santos” e que tem por finalidade possibilitar aos alunos da rede pública a vivência do processo democrático, por meio de uma jornada parlamentar.

Uma banca composta por três membros da Câmara e mais três da Escola Estadual, avaliam os projetos apresentados pelos alunos, que participam de capacitação, durante o período escolar, para formar ideias e elaborar as iniciativas. Após aprovação, os vereadores de Três Fronteiras aproveitam e estudam a possibilidade de desenvolver o projeto na cidade.

Segundo o presidente da Câmara e um dos autores do projeto, José Rollemberg, os jovens tem oportunidade de entender todo trâmite do legislativo. “Nós sentimos na primeira experiência que alunos não entendem bem o que um vereador faz por isso esta iniciativa é muito importante, pois forma cidadãos e faz com que eles interajam com a sociedade”, diz.

Rollermberg explica que os partidos dos vereadores mirins são temáticos, como partido da saúde, do meio ambiente, da agricultura, da educação, do esporte e cultura e que o mandato tem duração a contar de sua diplomação e posse até o dia 31 de Dezembro de 2012. (Notícia retirada do jornal, Noticia Popular)


Seguem em anexo as propostas vencedoras.


Câmara Municipal de Três Fronteiras
Parlamento Jovem 2012
Proposta Legislativa
Autor: Gabriele Rodrigues dos Santos da Cruz
Título: Música é Arte
Partido: Esporte e Cultura
Descrição:  A minha proposta é aquisição de mais instrumentos musicais para o projeto “ Tocando em Sintonia”, já existe na cidade e do qual participo. Essa aquisição deverá ser realizada pela prefeitura de Três Fronteiras, pois o projeto de música Tocando em Sintonia está enfrentando problema por falta de instrumentos musicais usados pelos alunos do projeto. Muitos deles desistiram do aprendizado por todos e por atrasar a aprendizagem dos alunos que estão iniciando.
A solução para não colocar mais desistências foi colocar mais de um aluno em um único instrumento, o que é ruim para aprender e não é nada higiênico, pois pode transmitir bactérias e doenças.
Todos esperam uma solução. Porque música é arte, e seria ainda mais bela se tiver um número maior de participantes.
Justificativa: O projeto Música é Arte é necessário para complementar o Projeto Tocando em Sintonia. A finalidade dessa junção é evoluir a banda para ter maior desempenho harmonioso para fazer apresentações lindas na cidade e também em cidades vizinhas, contando sempre com o apoio da prefeitura, da Câmara Municipal, dos pais e dos responsáveis pelos alunos. Além disso, a música é uma preciosa forma de se propagar à cultura para os cidadãos de Três Fronteiras. 


Câmara Municipal de Três Fronteiras
Parlamento Jovem 2012
Proposta Legislativa
Autor: Ana Lara Batista
Título: Idosos Saudáveis
Descrição: A proposta sugerida por mim é que seja oferecido 1 (um) litro de leite por dia para idosos carentes de nossa cidade. É de conhecimento de todos que a longevidade da população mundial está aumentando. Por isso os idosos devem ter vida mais longa e com qualidade. Ressalto também que o leite deve ser oferecido a partir dos 70 anos.
Justificativa: Essa idéia surgiu ao observar que muitos idosos não se alimentam da maneira como deveriam, e ainda tomam muitos medicamentos, dessa forma, ficam até debilitados. Além disso, sabe-se que o leite é uma excelente fonte de nutrientes. Assim, com essa proposta podemos propiciar aos idosos certa melhoria na alimentação e mais qualidade de vida.
  

CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS
PARLAMENTO JOVEM 2012
PROPOSTA LEGISLATIVA

AUTOR: CÉSAR AUGUSTO ZACHEO
TÍTULO: RECICLANDO COM CRIATIVIDADE
PARTIDO DO MEIO AMBIENTE
DESCRIÇÃO: Como proposta ao Parlamento Jovem sugere o Projeto Reciclando com Criatividade que será desenvolvido com a ajuda dos cidadãos e voluntários que se dispuser a juntar garrafas pet e outros materiais recicláveis para os nossos artesões e pessoas de nosso município que têm vontade de aprender a criar diversos objetos com materiais recicláveis. Serão organizados os cursos que podem ser oferecidos a Trifronteiranos de todas as idades. Assim a cidade ficará mais limpa e sustentável.
JUSTIFICATIVA: Este projeto deve ser realizado, pois proporciona a preservação do meio ambiente, a limpeza de nosso município e o destino adequado ao lixo reciclável. As garrafas pet demoram cerca de 100 anos para se decompor no solo. E com elas podem ser criados bancos, mesas, sofás, bolsas e muitos outros objetos. Assim também será uma oportunidade de aproximar a criatividade, a arte e a cultura à vida dos Trifronteiranos.


CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS
PARLAMENTO JOVEM 2012
PROPOSTA LEGISLATIVA

AUTOR: BRUNA SOUZA VITÓRIO
TÍTULO: LAZER E QUALIDADE DE VIDA
PARTIDO DA SAÚDE
DESCRIÇÃO: A minha proposta é que seja construído um playground na academia ao ar livre do Jardim Rafael, para as crianças brincarem na área onde os pais fazem ginástica. Também pensei na construção de um quiosque para a venda de água de côco, sanduíches naturais, sucos naturais e outros.
A verba para a construção poderia ser arrecadada com o patrocínio de empresas regionais que recuperariam o investimento com ações de marketing. No local haveria arrecadações da locação do quiosque que seria realizado como renda para a prefeitura efetuar a manutenção do local, gerar renda e bem estar da população.
JUSTIFICATIVA: Um playground para as crianças brincarem e se divertirem enquanto seus pais se exercitam, para que não os atrapalhem. O quiosque, para gerar renda, bem estar para as pessoas do local e também para elas se reidratarem e se alimentarem. Assim, possibilitaríamos a qualidade de vida física e mental para cidadãos trifronteiranos.



CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS
PARLAMENTO JOVEM 2012
PROPOSTA LEGISLATIVA

AUTOR: MERILIN MONIQUE BATISTA ROSSITER
TÍTULO: PROJETO SEGURANÇA PARA TODOS
PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS
DESCRIÇÃO: A minha proposta é para que a prefeitura municipal faça aquisição de um microônibus com elevador de acesso para os cadeirantes (portadores de necessidades especiais) para que sejam transportados com mais conforto, comodidade e segurança.
JUSTIFICATIVA: Essa proposta deveria ser importante, pois os cadeirantes da nossa cidade merecem ser tratados com igualdade, segurança e respeito. Além disso, eles também gostariam de participar de excursões e passeios com seus colegas de escola.


CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS
PARLAMENTO JOVEM 2012
PROPOSTA LEGISLATIVA

AUTOR: JOYCE DE MORAIS ROCHA
TÍTULO: LAZER PARA TODOS
PARTIDO DO MEIO AMBIENTE
DESCRIÇÃO: Para melhorar o lazer da nossa cidade seria bom colocar um ônibus para levar as pessoas de nosso município para a Área de Lazer aos Sábados e Domingos das 9:00 às 16h30min. Assim, podemos ter lazer aos fins de semana e ter contato com o Meio Ambiente.
JUSTIFICATIVA: A minha proposta é necessária porque a Área de Lazer de nossa cidade é um local muito bonito de natureza exuberante e ótimo para passar momentos agradáveis, porem muitos cidadãos não tem transporte próprio, por essa razão considero importante que seja dada essa oportunidade a todos os trifonteiranos.
  

CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS
PARLAMENTO JOVEM 2012
PROPOSTA LEGISLATIVA

AUTOR: ALEXANDER DA SILVA AMORIM
TÍTULO: SEMANA MUNICIPAL DA FEIRA DE CIÊNCIAS
PARTIDO DA EDUCAÇÃO
DESCRIÇÃO: A minha proposta é que seja criada a Semana Municipal Feira de Ciências com várias informações relativas ao tema saúde, prevenção ao uso de drogas, meio ambiente, cidadania entre outros. Nessa Feira de Ciências serão apresentados trabalhos e experimentos de alunos das três escolas da cidade (E.M. Prof. Eda Neves de Melo; E.M. Miguel Renda; e E.E. Prof. José Joaquim dos Santos) com orientação de seus professores para a comunidade.
A cada ano, os professores e gestores das três escolas do município selecionarão atividades, experimentos e apresentações para a Feira de Ciências que ocorrerá na 2º quinzena de mês de outubro, devendo haver um revezamento entre as escolas que vão sediar o evento.
JUSTIFICATIVA: O objetivo dessa Feira de Ciências a aprendizagem dos alunos, a participação dos pais e da comunidade, assim como possibilitar a todos a reflexão e a conscientização sobre o tema importante como a saúde, prevenção do uso de drogas, meio ambiente, cidadania entre outros. Dessa forma, a comunidade conhecerá melhor o trabalho realizado nas escolas, por alunos, professores e gestores e também aprenderá com a exposição


Câmara Municipal de Três Fronteiras
Parlamento Jovem 2012
Proposta legislativa
Autor: Riane Maria de Souza Tofolo
Título: Matando a sede
Partido dos Esportes e cultura
Descrição: A minha sugestão para o Parlamento Jovem  é que seja instalado um bebedor de água na academia á céu aberto do Jardim Rafael.
Justificativa: Essa proposta partiu de uma necessidade, pois muitas pessoas  vão a praça praticar esportes nos equipamentos de ginástica ou fazem caminhada . Por esse motivo, elas têm  sede e precisam  manter-se hidratadas.

PROCESSO DE SELEÇÃO DOS VEREADORES MIRINS 2012



VEREADORES MIRINS DO ANO DE 2011 PASSAM O CARGO PARA NOVOS INTEGRANTES DO PARLAMENTO JOVEM 2012
 

Integrantes do Parlamento Jovem 2012 ao lado do Presidente da Câmera, Professores, Gestores e Familiares.
 

Vereadores Mirins Recebem Certificados



 
Convidados Ilustres na Sessão Solene
Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, Dirigente Regional de Ensino.



Representante do Deputado Itamar Borges( Mara Amaral)
Proprietário do Supermercado Paizão (Fernando)
 Vice-Prefeito Carlos
Diretor da Escola Estadual "Professor José Joaquim dos Santos", Senhor André Catarucci Sobrinho



A Sala de Leitura de nossa escola em nome de toda a comunidade escolar felicita e agradece a todos os envolvidos direta ou indiretamente com o projeto Parlamento Jovem, pela brilhante iniciativa.